banho ao cão

Como devo dar banho ao meu cão?

Antes de mais, devemos esclarecer que os cães não precisam de tomar banho mais de duas vezes, ou no máximo três vezes por ano, exceto se houver uma recomendação veterinária nesse sentido. Claro que se o cão se sujar por algum motivo, ou se tiver estado a nadar no mar ou numa piscina, estas são razões válidas para lhe dar banho. A regra é dar banho ao seu cão o menor número de vezes possível, mas fazê-lo quando necessário.

Porque é que não devo dar banho ao meu cão em excesso?

Os banhos excessivos com shampoos, mesmo que sejam fisiológicos e adequados para animais, provocam a remoção da camada protetora da pele. Esta camada é composta por lípidos e proteínas que ajudam a manter a pele hidratada, a reagir contra as agressões externas e a proteger o organismo. Sendo o maior órgão do corpo, manter a pele saudável é essencial.

Quando retiramos a camada protetora da pele, podemos desencadear problemas que começam com hiperemia (vermelhidão) e comichão intensa. Isto acontece normalmente porque a remoção da camada lipídica da pele desidrata a pele e torna-a mais sensível e reactiva ao contacto com alergénios externos. Isto cria uma condição muito semelhante a uma alergia ambiental, mas que na realidade se deve a danos na pele. Além disso, quando os cães se coçam e lambem insistentemente, podem infligir feridas a si próprios e, por fim, desenvolver graves infeções cutâneas em resultado dessas feridas.

Como em todas as regras, há excepções e, no caso de animais alérgicos, a frequência dos banhos pode ser alterada para dias alternados. No entanto, estes banhos devem ser prescritos pelo seu médico veterinário, com um shampoo específico para o problema de pele do seu cão.

Qual é o shampoo mais adequado para o seu cão?

O produto que escolher deve ser o mais fisiológico possível, formulado especificamente para cães. Devemos evitar utilizar shampoo, gel de banho ou sabonetes para humanos. Em caso de dúvida, a melhor pessoa para o aconselhar é o seu médico veterinário.

Depois de escolher o shampoo adequado, e se for dar banho ao seu cão em casa, devemos usar água tépida e molhar bem o cão. O shampoo deve ser aplicado contra o pelo, esfregando-o da cauda para a cabeça, e devemos ter especial atenção às orelhas, pois a entrada de água e shampoo nos ouvidos pode aumentar o risco de infecções auriculares. O tempo de exposição do shampoo pode variar consoante a marca, mas normalmente 5-10 minutos são suficientes.

Depois, devemos lavar muito bem o cão para retirar o máximo de shampoo possível e secá-lo. A parte da secagem é também um ponto crítico, porque se o pelo não for bem seco, o cão voltará a cheirar a cão num instante. Além disso, a humidade junto à pele também predispõe ao aparecimento de problemas de pele.
 

Em caso de dúvida, contacte o seu veterinário, que será a melhor pessoa para o ajudar.


Vet.Point – Clínica Veterinária de Oeiras
Urgência 24h | 927896112 – 211918923 |
geral@vetpoint-ivl.com

Rua Manuela Couto Viana 5, 2780-371 Oeiras

Contacte-nos

Contacte-nos

+351 927 896 112

E-mail

E-mail

geral@vetpoint-ivl.com

Marcações Online

Marcações Online

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem. A equipa Vet.Point está disponível para o ajudar.



 

This will close in 0 seconds

Send us a message. The Vet.Point team is here to help.



 

This will close in 0 seconds