Lagarta do Pinheiro ou Thaumetophoea pityocampa.
A Lagarta do Pinheiro, também conhecida como processionária, é um ser parasita do pinheiro e do cedro.
Desde o ovo até à forma adulta, passa por vários estadios, alguns dos quais, os larvares, muito perigosos para os nossos animais de companhia.
Com as, cada vez mais notórias, alterações climáticas, é difícil definir um período exacto de actividade destas lagartas.
Por norma, começam a ser avistadas por volta de dezembro, até maio. E, depois, podem voltar a aparecer entre agosto e outubro.
Estas formas larvares caem ao solo e fazem “procissões”, daí o seu nome, e têm pêlos urticariformes que induzem reacções muito exuberantes e graves nos nossos
animais.
Cuidados a ter com as lagartas do pinheiro para proteger os nossos animais de companhia, principalmente cães:
- Evitar Passeios em Locais com Ninhos: Evite passear em áreas onde existam ninhos (aglomerados de teias) nos pinheiros ou cedros. Mesmo que não veja os ninhos, preste atenção ao chão, pois as lagartas podem estar presentes.
- Informar as Autoridades Locais: Caso identifique lagartas, informe imediatamente a junta de freguesia e/ou câmara municipal para que medidas preventivas possam ser tomadas.
- Procurar Assistência Veterinária: Se suspeitar que seu animal entrou em contato com uma lagarta do pinheiro, dirija-se ao Centro de Atendimento Médico Veterinário mais próximo o mais rapidamente possível.
Sinais de alerta
As lagartas do pinheiro representam um verdadeiro perigo para os animais de estimação. Possuem cerdas urticantes que podem causar irritações na pele, olhos e vias respiratórias. O contato com essas cerdas pode levar a reações, tais como:
- Salivação excessiva;
- Prurido intenso;
- Focinho inchado/língua inchada;
- Dificuldade respiratória;
- Vômitos ou diarreia;
- Apatia.
Tratamento Adequado
Se houver suspeita de contato com esses insetos, procure assistência veterinária o mais rápido possível. A intervenção precoce pode fazer a diferença entre a vida e a morte para o seu animal de estimação.
O conhecimento, prevenção e ação rápida são fundamentais para proteger seus animais de estimação contra os perigos representados pelas lagartas do pinheiro.
Em caso de dúvidas, contacte o seu médico veterinário.
Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com