senhora a dar festinhas no seu gato num consultório veterinário

Gatos e a quarentena

Se para nós é complicado ficar fechados em casa e temos que arranjar formas de nos distrair para manter a saúde mental, é fácil de perceber que, para os nossos animais de companhia, principalmente para os gatos, habituados a estar sozinhos durante todo o dia, é também difícil adaptar-se a esta nova realidade em que têm os detentores constantemente em casa, a invadir o espaço que, para eles, é deles.

Este facto pode gerar muito stress e, sendo os gatos muito suscetíveis ao stress, podem parecer problemas comportamentais e mesmo patologias associadas às alterações ambientais.

Neste sentido, queremos alertar os detentores de gatos para comportamentos aos quais devem estar atentos e esclarecer algumas formas de minimizar o stress nesta altura.

A maioria dos problemas que surge são problemas urinários.

A Cistite Idiopática Felina (CIF) caracteriza-se por espasmos uretrais e dificuldade em urinar. Afeta, maioritariamente gatos entre os 2 e os 7 anos de idade, geralmente machos, com excesso de peso, que sofreram alterações recentes no seu ambiente.

Além da CIF, a existência de cristais na urina também se pode manifestar nesta altura, mais uma vez agravada pelo stress. Se o seu gato está a ir excessivamente ao areão, se nota que urina pouco ou que faz esforço ao urinar, deve contactar de imediato o seu médico veterinário assistente. A obstrução urinária, independentemente da origem, é uma urgência e pode ter consequências muito graves.

Por outro lado, podem surgir problemas comportamentais como agressividade para outros animais em casa, urinar e/ou defecar fora do areão, lamberem-se em excesso.

Assim, existem 5 pilares para manter o bem-estar do seu gato.

1. Providenciar um espaço seguro: deve proporcionar ao seu gato locais para ele se esconder e descansar. Seja debaixo de uma cama, mantendo a porta de um roupeiro ligeiramente aberta, seja a cama ou o sofá onde ele costuma descansar.

2. Proporcionar ambientes específicos e separados: comida, água, liteira, áreas com locais para arranhar, locais para brincar e locais de descanso. O ideal é ter, em termos de número, todas as taças de água e comida, camas e caixas de areia igual ao número de gatos, mais um.

3. Proporcionar oportunidades para brincar e exibir o comportamento de caçador: independentemente da idade do seu gato, ele vai ter necessidade de brincar e de caçar. Os gatos jovens têm muita energia e podem brincar durante bastante tempo, mas os mais idosos, agradecem brincadeiras curtas de cerca de um minuto, que lhes permitam expressar o seu comportamento. Neste sentido, e se tem vários brinquedos para o seu gato, deve tê-los longe da vista dele, e trocá-los ao longo da semana. Isto vai permitir que, para ele, seja sempre uma novidade. No que toca ao comportamento de caçador, pode utilizar as canas com brinquedos e fios na ponta.
Os movimentos devem ser diferentes e imprevisíveis para que o seu gato se divirta e “cace” a presa.

4. Proporcionar contacto humano positivo, consistente e previsível: ao estar a trabalhar e casa, tente manter as rotinas o máximo possível, isto será óptimo para si, mas também para o seu gato. Se estiver em teletrabalho adopte o horário normal de trabalho, procure um sítio da casa em que o seu gato esteja menos e não lhe dê tanta atenção como costuma dar em tempos normais quando está em casa. Estabeleça momentos para brincar com ele de manhã e/ou ao final do dia (alturas em que os gatos tendem a estar naturalmente mais activos). Nestes momentos de interacção, deixe que o seu gato venha ter consigo e se mostre disponível. Atenção: quando os gatos nos mostram a barriga não é um sinal de que lhes podemos tocar na barriga! Significa apenas que eles se sentem confortáveis perto de nós.

5. Proporcionar um ambiente que respeite a importância do olfacto felino: devemos evitar muitas alterações de cheiros em casa, por exemplo, ambientadores ou velas com cheiros novos podem despoletar stress no seu gato. Devemos retirar os sapatos da rua e guardá-los, pois, estes também vão ter cheiros diversos. Além disto, pode utilizar difusores de feromonas em casa como o Feliway® Classic, que indicam ao seu gato que aquele é um lugar seguro e amigável.

Caso note alterações no comportamento normal do seu gato, contacte o seu médico veterinário assistente, para que ele o aconselhe sobre a melhor estratégia a utilizar.
Estamos aqui, por eles!


Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com

Rua Manuela Couto Viana 5, 2780-371 Oeiras

Contacte-nos

Contacte-nos

+351 927 896 112

E-mail

E-mail

geral@vetpoint-ivl.com

Marcações Online

Marcações Online

Envie-nos uma mensagem

Envie-nos uma mensagem. A equipa Vet.Point está disponível para o ajudar.



 

This will close in 0 seconds

Send us a message. The Vet.Point team is here to help.



 

This will close in 0 seconds