gato a apanhar sol

Cuidados a ter com o seu gato no verão

Apesar de os gatos serem menos sensíveis ao calor que os cães e de estarem grande parte do tempo em casa, há uma série de cuidados a ter com o seu gato no verão para manter a sua saúde e bem-estar. 

Cuidados com o gato no Verão

Hidratação

O primeiro ponto a ter em consideração é a hidratação. Por definição, os nossos gatos bebem pouca água, o que lhes pode trazer diversos problemas de saúde, sendo o mais prevalente a doença renal crónica. Neste sentido, é muito importante estimular os nossos gatos a beber água, principalmente durante o verão, evitando que desidratem. Para isso podemos utilizar várias estratégias:

  1. Ter vários recipientes com água espalhados pela casa;
  2. Colocar pedras de gelo nos bebedouros para manter a água fresca;
  3. Trocar a água com mais frequência que no inverno;
  4. Adquirir fontes de água – os gatos gostam de beber água corrente;
  5. Incrementar a quantidade e/ou frequência da comida húmida, que também ajuda a aumentar o consumo de água – ter atenção que devemos ajustar a quantidade de alimento seco para evitar que os gatos ganhem peso. 

Atenção à exposição solar

Mesmo com o calor que se faz sentir nas nossas casas, os gatos adoram colocar-se ao sol durante longos períodos. Esta exposição solar, ainda que seja benéfica a nível de bem-estar felino, pode levar a queimaduras nas zonas glabras, ou zonas sem pêlo, como o nariz, as orelhas e a zona labial. Estas queimaduras podem levar ao aparecimento de feridas às quais devemos estar bastante atentos – se não cicatrizarem são motivo para uma consulta com o seu médico veterinário, pois pode estar a desenvolver-se um tumor conhecido como carcinoma de células escamosas, que pode ser bastante agressivo. Para esta situação particular, o ideal seria que conseguíssemos aplicar protetor solar nos nossos gatos, porém isto não é aconselhado uma vez que eles vão lamber as zonas e limpar-se, ingerindo o protetor solar, o que pode levar ao desenvolvimento de gastrites e gastroenterites. Assim, o melhor, é tentar restringir o acesso ao sol, sempre que isso não seja um fator de stress adicional para o seu gato. 

Molhar as patas

Outro aspeto importante, é o facto de que os gatos não arfam para perder calor como os cães – se vir o seu gato a arfar em casa deve dirigir-se ao médico veterinário com urgência. Para perder calor, os gatos utilizam as almofadas plantares, por isso podemos ver, por vezes, manchas das patinhas no chão. Neste sentido, molhar as patas pode ser um dos cuidados a ter com o seu gato durante o verão, sempre que isto não seja um fator de stress, atendendo ao facto de que grande parte dos gatos não gosta de água. 

Ambiente fresco

Além dos cuidados já referidos, é também importante alertar para as janelas abertas – os gatos adoram espreitar lá para fora, e se a janela estiver aberta há um grande risco de quedas. Uma boa prática no campo dos cuidados a ter com o seu gato durante o verão é a aplicação de redes mosquiteiras, que nos permitem abrir as janelas para refrescar as habitações, mas evitam que acidentes. 

Desparasitação

O verão é, por excelência, a época dos insetos e, se nós humanos sofremos muito com os mosquitos, mesmo em casa, porquê assumir que os nossos gatos não sofrem também? Pois bem, manter a desparasitação regular e correta do seu gato é também um dos cuidados a ter durante o verão – a desparasitação deve ser adequada à idade e ao estilo de vida do gato em questão, pelo que deverá informar-se com o seu médico veterinário quais as opções disponíveis e que melhor se adaptam a cada caso. 

Resumindo, mesmo que possa não parecer, os felinos sofrem bastante com o calor, por isso devemos adotar uma série de cuidados com os nossos gatos no verão para os manter felizes e saudáveis. Em caso de dúvida, contacte o seu médico veterinário assistente. 


Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com

Rua Manuela Couto Viana 5, 2780-371 Oeiras

Contacte-nos

Contacte-nos

+351 927 896 112

(chamada para rede móvel)
E-mail

E-mail

geral@vetpoint-ivl.com

Marcações Online

Marcações Online

Envie-nos uma mensagem