A Sky é uma bulldog francês que deu entrada na nossa clínica com história de diminuição de apetite, sendo que na semana seguinte ao início da perda de apetite quase não comeu. Começou a vomitar, estava prostrada e tinha tido cio há duas semanas. Na consulta vimos que tinha febre e o abdómen distendido. Fizemos análises e a Sky tinha anemia e leucocitose (aumento dos glóbulos brancos). Decidimos então fazer uma ecografia e detetámos que o útero dela estava muito dilatado, ocupando praticamente quase toda a cavidade abdominal. A Sky tinha piómetra!
O que é a piómetra?
Piómetra é o nome dado a uma patologia uterina que afecta cadelas e gatas, não esterilizadas, de todas as idades. Aparece algum tempo após o cio e caracteriza-se por um útero dilatado repleto de pús e bactérias. Esta doença é grave. Põe em risco a vida destas fêmeas: é uma urgência cirúrgica e mesmo com a cirurgia há várias complicações que pode acontecer incluindo a ruptura do útero e o conteúdo ficar espalhado em toda a cavidade abdominal. Após a cirurgia é necessário internamento em cuidados intensivos para monitorização.
Sinais de piómetra
Os sinais que sugerem que deve contactar o seu médico veterinário são: beber mais água, urinar mais, deixar de comer ou apetite caprichoso, febre e prostração, dilatação abdominal, em alguns casos, pingar pus da vulva.
Como prevenir?
A prevenção é muito simples: esterilização precoce. De resto, pode haver entrada de bactérias para o útero durante o cio (que não é controlável). Quando o colo do útero fecha no final do cio ou o organismo responde e resolve a infeção ou não responde e as bactérias multiplicam-se e as células de defesa acumulam-se dentro do útero originando uma piómetra.”
Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com