cão com a língua de fora

Cão com diarreia, e agora?

O meu cão está com diarreia. O que devo fazer?

A diarreia é uma reação do intestino a um “insulto” externo e pode ter diversas causas e graus de gravidade muito diversos.

Quando falamos de um cachorro pequenino, uma diarreia pode ser algo muito grave, podendo mesmo levar à morte quando não tratada, devido à desidratação que provoca.

As causas mais comuns de diarreia num cachorro são:

  • Parasitas gastrointestinais
  • Mudanças alimentares muito bruscas
  • Indiscrições alimentares
  • Diarreias provocadas por vírus, nomeadamente o vírus da Parvovirose, da esgana e o Coronavirus canino.

Assim, é fácil de compreender que, quando temos um cachorro com diarreia devemos levá-lo imediatamente a uma consulta com o médico veterinário assistente.
Por outro lado, quando falamos de cães adultos a causa mais comum destas diarreias é a indiscrição alimentar, ou seja, o comer coisas que não são as adequadas.

Também pode acontecer devido a mudanças muito bruscas da ração, assim como a infeção por parasitas ou pelos vírus já referidos quando os animais não se encontram vacinados. Outras causas comuns são a infeção por Leptospira sp. e a ingestão de corpos estranhos.

Sempre que o seu cão tiver um episódio de diarreia deve comunicar ao seu médico veterinário e aconselhar-se como deve proceder.

É sempre útil tirar uma fotografia às fazes e enviar para que o médico veterinário possa avaliar a situação da melhor forma.

Se o caso for relacionado com uma troca brusca de ração, é uma situação que podemos evitar facilmente fazendo uma correta transição alimentar: dois dias em que misturamos 75% do alimento antigo + 25% do novo, dois dias com 50% de cada, e dois dias em que invertemos a primeira razão.

Por norma, quando falamos de indiscrições alimentares, uma mudança de dieta para frango cozido só em água, sem sal, com arroz, também cozido, sem sal, durante um ou dois dias deve ser o suficiente para parar a diarreia.

Qualquer uma das outras situações referidas carece de avaliação médico-veterinária o mais rápido possível, assim como diarreias sanguinolentas, acompanhadas ou não de vómitos ou episódios com duração superior a 2 dias.


Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com