Desparasitação interna e externa em gatos

Desparasitação interna e externa em gatos

Muitas das vezes temos a tendência para pensar que a desparasitação interna e externa em gatos, que estão maioritariamente em casa, não é assim tão importante! No entanto, este pensamento não poderia estar mais errado, uma vez que nós próprios somos, grande parte das vezes, os responsáveis pela introdução dos parasitas no meio doméstico. Sim, nós levamos os parasitas para casa seja nos nossos sapatos, seja nas nossas roupas. 

Quem nunca teve um gato de casa com pulgas que pareciam vindas do nada? 

No início da vida, que de um cachorro, quer de um gatinho, o esquema de desparasitação é o mesmo: a mãe deve ser desparasitada interna e externamente antes de a ninhada nascer e, tanto a gata como os gatinhos devem ser desparasitados internamente a cada duas semanas até estes atingiram as oito semanas. A desparasitação externa em gatinhos com menos de 8 semanas deve ser feita com sprays próprios para o efeito, uma vez que as pipetas nesta fase ainda poderão ser tóxicas. 

A partir das oito semanas e, até aos seis meses, os gatinhos devem ser desparasitados interna e externamente de forma mensal, com um comprimido e uma pipeta ou um comprimido que faça desparasitação externa. 

Chegados os seis meses e, dependendo do estilo de vida do gato, existem várias opções para a desparasitação. 

Gatos com acesso ao exterior devem ser desparasitados com mais regularidade. A desparasitação interna deve ser feita a cada três meses com o comprimido, sendo a externa depende do desparasitante utilizado: poderá ser aplicada uma pipeta com a duração de um a três meses, dependendo da marca, poderá optar-se por uma coleira desparasitante com a duração de seis meses, ou poderá associar-se um comprimido específico para pulgas com uma das outras duas opções. 

Já no caso de gatos de vida exclusivamente indoor, a nossa recomendação é que se mantenha a desparasitação interna a cada quatro a seis meses e a desparasitação externa poderá ser feita a cada três meses. 

De realçar que, no caso de adoptar um gatinho com pulgas, mesmo que este vá ter uma vida exclusivamente indoor, deverá fazer uma desinfestação da casa, lavagem das mantas, camas, almofadas a, pelo menos 60ºC na máquina, para que os ovos das pulgas morram, caso contrário, as reinfestações serão frequentes. 

Qualquer dúvida que surja, não hesite em contactar o seu médico veterinário assistente. 


Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com

Rua Manuela Couto Viana 5, 2780-371 Oeiras

Contacte-nos

Contacte-nos

+351 927 896 112

(chamada para rede móvel)
E-mail

E-mail

geral@vetpoint-ivl.com

Marcações Online

Marcações Online

Envie-nos uma mensagem