Brincadeiras para cães em casa

Brincadeiras para cães: 4 actividades para praticar dentro de casa

Tendo em conta a situação atual, passamos muito tempo em casa. Por um lado, isso significa que fazemos mais companhia aos nossos animais, mas por outro eles poderão ter os seus passeios reduzidos ao mínimo essencial. Isso faz com que a sua estimulação, tanto física como mental, também esteja diminuída. O que podemos fazer para compensar? Apresentamos quatro brincadeiras para cães que podem ser realizadas em casa.

  1. Não é tarde demais para os treinar. Coisas como sentar, dar a pata, deitar e ficar podem parecer aborrecidas, mas o treino mantém o seu cão atento, envolvido e estimula-o mentalmente. Perceba que a aprendizagem pode ser tanto mais lenta, quanto mais complexa for o comportamento a aprender, mas para além do estímulo, esta atividade promove um momento de ligação entre si e o seu cão e vai deixá-los ainda mais próximos.
  2. Caso tenha espaço para isso, pode construir uma pista de obstáculos em casa. Mantas, almofadas, cadeiras, tudo pode servir para criar uma pista que o seu cão terá que superar. Cuidado com acidentes! Prenda sempre bem tudo o que tiver possibilidade de cair, para que não se magoem.
  3. Pode organizar uma caça ao tesouro apenas com alguns biscoitos. Comece por esconder os biscoitos em sítios onde ele facilmente os encontrará e à medida que ele ficar cada vez melhor a encontrar o tesouro, vá escondendo em sítios mais difíceis. Uma variante desta brincadeira é a utilização de brinquedos dispensadores de comida. Com estes brinquedos, o seu cão terá que perceber como fazer para que os biscoitos saiam. De forma a controlar a quantidade de calorias que ele ingere, pode fazer esta brincadeira com a comida normal dele, desde que ele mantenha o interesse.
  4. Mesmo dentro de casa, não é impossível brincar ao “busca”. Acredite que mesmo que eles não possam correr tanto quanto na rua, estarão felizes por fazer uma atividade que gostam e têm o seu tutor a dar-lhes atenção. Pode juntar a esta brincadeira o “Tug-of-war” que consiste em “lutar” para lhes retirar o brinquedo da boca, sendo mais fácil com brinquedos já apropriados para esse efeito (normalmente têm uma porção de corda).

Seja imaginativo! Não precisa de uma panóplia de brinquedos para entreter o seu cão. Apenas precisa de lhe dedicar algum tempo e ter imaginação. Quanto mais tempo brincarem juntos, mais forte será a vossa relação. No fim, sairão os dois a ganhar! 

 


Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com

Rua Manuela Couto Viana 5, 2780-371 Oeiras

Contacte-nos

Contacte-nos

+351 927 896 112

(chamada para rede móvel)
E-mail

E-mail

geral@vetpoint-ivl.com

Marcações Online

Marcações Online

Envie-nos uma mensagem