Esterilizar um animal, além de prevenir que ele se reproduza, diminui a carga hormonal e os comportamentos relacionados com a reprodução. No caso da esterilização de gata, estes comportamentos passam por miados intensos e que duram dias (geralmente uma semana, mas varia entre 3 a 16 dias e pode repetir-se a cada duas semanas), marcar com urina e esfregar-se frequentemente nos objetos e nas pessoas da casa e têm como objetivo atrair os machos e indicar-lhes que a gata está disponível para casalar (está recetiva). Existem ainda evidencias científicas de que a esterilização precoce (até ao segundo cio) das fêmeas reduz a probabilidade de estas desenvolverem tumores mamários posteriormente.
Antes da esterilização, é aconselhável a realização de um check-up pré-cirúrgico que passa por uma consulta e pela realização de análises para termos indicação se é seguro anestesiar esta gata (válido para qualquer animal) e se o seu corpo tem capacidade para aguentar este procedimento. A partir desta consulta pode iniciar-se o período de transição alimentar para uma dieta adaptada a gatos esterilizados.
Para as gatas, a esterilização envolve, na maioria das vezes, a remoção dos ovários e do útero, mas pode ser feita apenas a remoção dos ovários. Tudo isto é feito a partir uma incisão na linha média ou no lado esquerdo do abdómen da gata. Durante a cirurgia, a gata é sujeita a anestesia geral, e são administrados anti-inflamatórios e uma toma única de antibiótico.
No momento da alta, é recomendável a utilização de um body pós-cirúrgico para que a gata não consiga arrancar o penso nem abrir a sutura. Este body pode ser substituído por um colar isabelino, contudo o body é, por norma, aceite com mais facilidade e é mais confortável. Geralmente é recomendada a toma de anti-inflamatórios durante dois dias.
Em casa, deve estar num local calmo, sem barulhos que a possam perturbar. No dia da cirurgia, pode mimar a sua gata com comida húmida, mas facilmente digerível recomendada pelo médico veterinário assistente. Nos dias seguintes à cirurgia, o tutor deve estar atento pois podem ocorrer vómitos ou diarreias, espirros ou tosse.
A primeira reavaliação pós-cirúrgica deve ser feita 48 horas após a cirurgia e posteriormente, cerca de 7 a 10 dias para retirar pontos, quando necessário.
A partir desta fase é muito importante que o peso da gata seja controlado frequentemente com pesagens, pelo menos, todos os meses.
Em caso de dúvida, em relação ao processo de esterilização de gata, consulte o seu médico veterinário assistente. Estamos sempre disponíveis para qualquer esclarecimento.
Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com