Os coronavírus pertencem a uma família de vírus chamada Coronaviridae, e podem ser divididos em alfa, beta, gama e delta. Os dois primeiros infetam mamíferos enquanto que os dois últimos infetam peixes e aves. Em cães, a infeção por coronavírus provoca diarreia leve, enquanto que em gatos pode causar peritonite infeciosa felina (PIF), sendo ambos alfa-vírus. Estes coronavírus não estão associados ao surto de coronavírus a que estamos a assistir. Os coronavírus capazes de infetar humanos detetados mais recentemente e associados a síndromes respiratórios pertencem são beta-vírus e, quanto sabemos que os surtos de 2002 e 2012 tiveram origem em morcegos, a origem deste novo coronavírus ainda não está esclarecida.
COVID19 e animais de companhia: há risco de infeção e transmissão?
Até à data, não existem evidências de que os animais de companhia (cães e gatos) se possam infetar ou possam transmitir o vírus. O caso do cão que testou positivo fraco ter-se-á devido a uma de duas situações: contaminação ambiental ou reação cruzada do teste com o coronavírus canino. No entanto, esta situação está em constante evolução e as informações são atualizadas constantemente.
O que devo fazer se estiver infetado com COVID-19?
Apesar do exposto no tópico anterior, caso esteja infetado recomenda-se que limite o contacto com animais de estimação. O ideal será que peça a outra pessoa para tomar conta do seu animal de estimação enquanto estiver doente. Caso não seja possível ter alguém a tomar conta dele, tente evitar o contacto, incluindo festas, abraços, etc., lave as mãos antes e depois de contactar com o seu animal e utilize máscara facial.
E se o meu animal desenvolver uma doença de causa indeterminada depois de contactar com alguém doente?
Antes de levar o seu animal à clínica ou hospital onde ele costuma ser acompanhado deve ligar a informar do sucedido de forma a que os profissionais o informem de como deve proceder.
Apesar de tudo o exposto, a informação relativa ao COVID19 e animais de companhia está em constante evolução e novos dados surgem a cada dia. O vírus pode sofrer mutações e aquilo que é verdade à data desta publicação, pode deixar de o ser num futuro próximo.
Vet.Point – Clínica Veterinária Oeiras
Urgências 24h | 927896112 • 211918923 | geral@vetpoint-ivl.com