Questões frequentes sobre Esterilização de animais – Esterilizar, porquê?

Confira neste artigo respostas a questões frequentes sobre esterilização de animais.

A esterilização é um procedimento cirúrgico de rotina em animais de companhia.

Para além de ajudar a controlar a natalidade e o número de animais errantes, traz benefícios para a saúde dos nossos amigos de quatro patas.

Esterilização de animais

Esterilização em machos

Esterilização de animais

No caso dos machos, cão ou gato, a esterilização diminuiu o instinto de fuga em épocas de cio, pode eliminar a tendência para a marcação de território, diminuiu a agressividade motivada pela testosterona, impede o desenvolvimento de tumores testiculares e diminuiu a possibilidade de doenças prostáticas.

Os gatos machos e cães macho de raça pequena terão também menor tendência para a marcação de território se forem esterilizados entre os 6 e os 7 meses.

A esterilização nesta idade terá um menor impacto no peso do animal, ou seja, este terá uma menor tendência para engordar.

 

Esterilização em fêmeas

Esterilização de animais

No caso das fêmeas, cadela ou gata, a esterilização elimina a possibilidade de ninhadas indesejadas, evita tumores de mama/ovários e diminuiu a possibilidade de patologias uterinas, como por exemplo a piometra (infecção de útero).

As esterilizações de gatas e cadelas pequenas deverá ser realizada antes do primeiro cio ou após o mesmo.
Desta forma conseguimos maximizar os efeitos benéficos da mesma.

No caso de cães de raças grandes, principalmente cadelas, a esterilização deverá apenas ser realizada após o primeiro ano de vida para que não seja interrompido o processo natural de crescimento.

 

Um animal esterilizado terá mais tendência para acumular gordura mas a cirurgia por si só não aumenta o peso. A falta de exercício e o alimento a mais sim!

Da mesma forma um animal esterilizado não será necessariamente sedentário, mantém a vontade de brincar e correr com anteriormente.

A esterilização melhorar a qualidade de vida dos nossos animais e aumento a sua longevidade.

Se tiver dúvidas sobre o procedimento ou relativamente à idade ideal para o fazer deverá consultar o seu médico veterinário assistente.

 

Até breve!


Clínica Veterinária Oeiras – 927896112 • 211918923
Urgências 24h
geral@vetpoint-ivl.com