Diarreia em gatinhos – Causas e tratamento

Diarreia em gatinhos? Saiba o que fazer nesta situação.

O sistema digestivo dos gatinhos é muito sensível e por isso é possível que durante esta etapa da sua vida os gatinhos tenham algum problema que culmine numa diarreia.

A diarreia pode ser definida pelo aumento da frequência e/ou diminuição da consistência das fezes.

Esta diarreia poderá ter várias causas/origens e poderá ser classificada como diarreia do intestino delgado ou do intestino grosso.

Tipicamente uma diarreia do intestino grosso caracteriza-se pelo aumento do número de defecações. Têm um volume reduzido e podem ser acompanhadas por muco e sangue vivo.

Já uma diarreia de intestino delgado caracteriza-se pelo aumento do volume de fezes em cada defecação mas sem aumento do número. Pode ser acompanhada por melena (presença de sangue digerido, fezes de cor preta), emagrecimento e presença de material não digerido.

Indescrições alimentares ou trocas abruptas de ração originam, normalmente, diarreias de intestino grosso. Intoxicações e/ou infeções também poderão estar na origem destas diarreias.

Já uma diarreia de intestino delgado pode ter mais comumente origem infecciosa ou transtornos de absorção e/ou alterações da permeabilidade da mucosa intestinal.

No geral existem diversas causas para qualquer um dos tipos de diarreia e muitas vezes é difícil o dono comum perceber a origem da mesma.

Desde o stress, alterações/indescrições alimentares, parasitas, vírus/bactérias, intolerâncias alimentares, envenenamento, tumores (ex. linfoma), presença de corpos estranhos, são inúmeras as possibilidades.

Devemos ter sempre em consideração que os gatos são animais que bebem pouca água por natureza e por isso o risco de desidratação é real.

Uma diarreia que se prolongue mais que 1 a 2 dias, que seja acompanhada de vómitos e/ou anorexia não deve ser menosprezada e deve ser tratada com acompanhamento medico-veterinário.

Em casos severos, as diarreias podem ser mortais principalmente em animais jovens. É necessário identificar a origem e adequar o tratamento ao problema.

Aconselhe-se sempre com o seu médico veterinário assistente.

Até breve!


Clínica Veterinária Oeiras – 927896112 • 211918923
Urgências 24h
geral@vetpoint-ivl.com