Como fazer o cão parar de ladrar em apartamentos

O meu cão ladra quando fica sozinho. O que faço? Saiba neste artigo como fazer o cão parar de ladrar.

Existem vários motivos para os nossos cães ladrarem em casa.
Devemos sempre começar por identificar o problema para podermos corrigi-lo adequadamente.

Um cão que passa mais tempo no jardim, por exemplo, tem tendência para ser mais territorial e ladrar sempre que alguém chega perto “do seu território”.
Outros animais que possam cruzar o seu espaço, gatos, pássaros ou outros, podem ser vistos como presas e desencadear o comportamento de ladrar.

Dentro de casa um cão pode ter o mesmo comportamento, pelo mesmo motivo, sempre que alguém entra no prédio ou há algum barulho que não seja habitual.

Animais inseguros e receosos também têm tendência para ladrar sempre que há barulhos altos ou fora do comum.

Um dos principais motivos para um cão ladrar é a ansiedade por separação.

Erradamente há uma tendência generalizada para os donos fazerem um grande alarido na chegada à casa. Este comportamento promove a ansiedade e o ladrar é uma forma dos cães expressarem o seu nervosismo.

Uma forma de controlar este comportamento é deixar à disposição do animal brinquedos dispensadores de comida de forma a mantê-lo entretido durante algum tempo enquanto tenta comer o que colocamos dentro do brinquedo.

Existem várias marcas e modelos pelo que deve escolher o mais adequado para o seu cão.

Manter uma vida ativa, fazer passeios regulares e brincar ajudam a manter a mente do seu animal sã e permite uma maior capacidade de concentração e calma.

como fazer o cão parar de ladrar

Exercícios de obediência básica e a socialização com outros animais são também factores importantes para ter um animal equilibrado.

Outro ponto importante é o animal estar habituado a que os donos se ausentem.

O cão deve estar familiarizado  com a rotina de pegar nas chaves, vestir casacos, de forma a que isto não o deixe nervoso.

Fazer o exercício de pegar nas chaves e sentar no sofá, ou sair de casa e voltar a entrar, vestir o casaco e permanecer em casa, colocar a coleira e não ir à rua… irão fazer com que o cão não consiga antecipar a ausência do dono.
Ainda assim, mesmo que o dono se ausente, não saberá quando volta, o que, permite algum autocontrole ao próprio animal.

Para minimizar este tipo de problemas quando adotamos um animal é importante termos noção das características da raça.

Existem raças de cães que tendencialmente ladram mais que outras embora com educação e treino  seja possível termos comportamentos adequados mesmo nessas raças.

Neste texto abordamos de forma genérica um problema que é muito comum e por isso é importante cada dono aconselhar-se com o seu veterinário assistente e muitas vezes recorrer a um treinador ou a uma escola de treino.

 

Até breve!


Clínica Veterinária Oeiras – 927896112 • 211918923
Urgências 24h
geral@vetpoint-ivl.com